Type Here to Get Search Results !

Harry Potter e saúde mental: como saga aborda temas como depressão e ansiedade


Hoje é dia dos aprendizes de bruxo voltarem para Hogwarts! Nesta segunda-feira (1º) é o 'Back to Hogwarts Day', data em que na saga Harry Potter os alunos da famosa escola de bruxaria vão até à plataforma 9 3/4 em King's Cross e embarcam para mais um ano de estudos. 

Mas também no dia 1º de setembro é a data que dá início ao setembro amarelo, mês de conscientização sobre a saúde mental e prevenção do suicídio, aqui no Brasil. E, para muitos fãs, Harry Potter foi um marco em entender mais sobre a saúde mental e a importância de cuidar do bem-estar psicológico. Muitas vezes, o livro foi até um companheiro nas aventuras contra os dementadores da vida real. 

Tanto, que a autora J.K Rowling já confirmou que utilizou de metáforas para trazer o assunto da saúde mental nas aventuras de Harry, Hermione e Ron. Veja abaixo como a saga aborda tais temas sensíveis:

Dementadores e a depressão

Os dementadores, criaturas más do universo de Harry Potter, são descritos como seres que sugam a felicidade humana, causando depressão e uma ausência de esperança e alegria. 

A autora da saga já relatou que eles são uma metáfora para o transtorno de humor, caracterizado pela tristeza, perda de interesse em atividades prazerosas e alterações de comportamento. 

Na obra, a maneira para afastar os dementadores é utilizar o feitiço 'expecto patronum', que simbolizaria a luta contra a depressão. Para conjurar, o bruxo na obra se concentra em uma lembrança feliz e poderosa, que se manifesta como uma forma animal prateada. 

Ansiedade

Nos livros e filmes, a ansiedade também é tratada em Harry Potter. Seja pelo medo de fracassar de Ron Weasley, desconfiança com os relacionamentos entre ele e Hermione e até a pressão que o deixa impossibilitado de seguir em frente ante algumas situações. 

O transtorno de ansiedade, na vida real, é parecido com o que Ron apresenta na saga. O distúrbio é caracterizado pelo medo, preocupação ou tensão excessiva e persistente, que interfere nas atividades diárias e pode causar sofrimento.

Estresse pós-traumático

Harry Potter, que já vive a pressão da fama dos pais e da ameaça constante de Voldemort, também convive na saga com estresse pós-traumático. Nas obras, ele revive eventos traumáticos em pesadelos, como os ataques do vilão, a morte dos pais e, por isso, é hiper vigilante e está sempre em alerta para possíveis ameaças. 

Frases de Harry Potter sobre saúde mental

Além de tratar sobre transtornos psicológicos, Harry Potter também mostra a importância de ter uma rede de apoio, saber enxergar momentos felizes em grandes desafios e enfrentar medos sem ser paralisado por eles. Confira algumas das frases mais famosas:


"O medo de um nome só faz aumentar o medo da própria coisa"

" Todos temos luz e trevas dentro de nós, o que importa é o lado do qual decidimos agir"

"Não tenha pena dos mortos. Tenha pena dos vivos. E acima de tudo, daqueles que vivem sem amor"

"A felicidade pode ser encontrada mesmo nas horas mais difíceis, se você lembrar de acender a luz"

"Para a mente bem estruturada, a morte é apenas uma aventura seguinte"

“As coisas que perdemos sempre acabam voltando para nós, mas nem sempre da forma que esperamos”

"As consequências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil"


Postar um comentário

0 Comentários

Below Post Ad

Anuncie Aqui!